Este site usa cookies para recolher estatísticas e melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Saiba mais aqui

A APARD, Associação Portuguesa de Suplementos Alimentares, fundada em 1986, nasceu da necessidade de representar um sector de actividade que, embora exista há mais de 45 anos em Portugal, teve um crescimento muito significativo nestes últimos 15 anos.

Reúne em todo o território nacional, produtores, importadores, exportadores, armazenistas e retalhistas de produtos que, não sendo medicamentos, não podem, porém, ser vistos como géneros alimentares correntes: falamos, de entre outros alimentos funcionais, de Suplementos Alimentares e Produtos Dietéticos, que se apresentam sob a forma de comprimidos, cápsulas, pós, granulados e líquidos, entre outros.

Englobam, por exemplo, preparações de óleos de peixe, leveduras, algas marinhas, plantas simples e em extracto, vitaminas, minerais e oligoelementos, proteínas, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, enzimas e fibras, etc.

Estes produtos têm uma acção fisiológica inequívoca e são utilizados como complementos à dieta alimentar normal, suprindo as necessidades orgânicas que a vida agitada do quotidiano impõe.

Os excessos e desequilíbrios alimentares, o avanço do tabagismo, o stress, a poluição, as perturbações dos ciclos naturais de actividade e de repouso, são algumas características da vida moderna que originam alterações e carências ao bom funcionamento do nosso organismo. Na verdade, os suplementos alimentares são correctores que criam e desenvolvem as próprias defesas do organismo e, contribuem para a saúde e bem-estar das populações em geral.

A APARD, que representa hoje cerca de 90% do mercado nacional, confina a sua acção à defesa intransigente dos legítimos deveres, direitos e expectativas dos seus associados, aqui se englobando toda uma capacidade de resposta técnica e organizacional que evolução do sector tem obrigado, ao abordar a problemática dos "alimentos funcionais" e dos denominados "produtos de fronteira".

Assim, desde a participação em grupos de trabalho técnico, até à colaboração prestada na concepção de instrumentos normativos, passando pela actividade de peritagem, designadamente em sede judicial, tem a APARD vindo a evoluir na sua capacidade de resposta às constantes solicitações impostas pela representação do sector, sendo hoje e com orgulho, parceiro privilegiado junto de diversas entidades públicas que superintendem no sector em apreço.

Assume hoje, ainda, um papel fundamental na divulgação o promoção dos produtos por si representados, desmistificando imagens e ideias já caducas e ultrapassadas, defendendo todo um universo de produtos com inegáveis propriedades benéficas para a saúde e bem estar fisiológico de quem os consome, sem negligenciar, porém, aspectos tão relevantes como a segurança no consumo, avaliada à luz dos conhecimentos e desenvolvimentos científicos mais recentes.

Somos, assim, pelo livre comércio dos nossos produtos, pese embora sem perder de vista o princípio da participação, discussão e responsabilidade, tornando possível dar aos consumidores adequada informação sobre o papel biológico das substâncias utilizadas nos Suplementos, regras de rotulagem e de publicitação dos produtos que de há muito fazem parte dos hábitos de consumo dos portugueses.

Entendendo a realidade global que nos envolve, procuramos igualmente alinhar ideias e interesses ao nível Europeu e Mundial, motivo pelo qual integramos, de pleno direito, respectivamente, a E.H.P.M. "European Federation of Health Products Manufacturers Associations", participação esta que reputamos de enorme importância estratégica e que, de resto, se mostrou determinante, para a construção de todo um edifício normativo, contudo, ainda em evolução.

Em suma, eis a APARD!

Newsletter APARD

Envio bimestral de notícias, legislação e eventos